Mutirão do Trabalho promovido pelo Governo de Pernambuco atende moradores da comunidade Cabo Gato e região

A ação levou serviços da Casa do Trabalhador e do Espaço Bora Empreender, além de inscrições no Qualifica PE, para a população local

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), atendeu cerca de 140 pessoas no Mutirão do Trabalho, na comunidade Cabo Gato, no bairro de Peixinhos, em Olinda. A ação, realizada nesta sexta-feira (14), ofereceu serviços para facilitar o acesso da população a oportunidades de emprego, qualificação e desenvolvimento de negócios. O atendimento itinerante funcionou na Escola Monsenhor Arruda Câmara, localizada na Avenida Nacional, e recebeu o público por demanda espontânea.

No Mutirão do Trabalho, os moradores da comunidade utilizaram serviços como cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), consulta de vagas disponíveis, encaminhamento para processos seletivos, orientações sobre empreendedorismo e Economia Solidária, além de inscrições nos cursos oferecidos pelo programa Qualifica PE. Uma das atendidas foi Alexsandra Santana de Oliveira, que mora no local há 48 anos. “Para uma mãe de família, estar desempregada é dureza. Eu me inscrevi nos cursos de eletricista e de revestimento cerâmico, porque acredito que o conhecimento aumenta a oportunidade de emprego. Receber uma ação como essa aqui é como um sonho realizado, uma renovação para a comunidade”, afirma Alexsandra.

O serviço itinerante, direcionado para comunidade, foi idealizado levando em consideração os investimentos em urbanização e infraestrutura previstos para o local e arredores, a partir do programa Periferia Viva, anunciado pela governadora Raquel Lyra, no último dia 4 de junho. “A ideia é capacitar as pessoas antecipadamente e cadastrá-las no sistema que nos permite recrutar candidatos para vagas de emprego, para que essa força de trabalho, já profissionalizada pelo nosso programa Qualifica PE, possa ser absorvida pelas oportunidades a serem geradas com as obras previstas pelo Periferia Viva”, detalha a secretária executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE, Cristiane Andrade.

AÇÃO – O Mutirão do Trabalho funcionou das 8h às 15h e distribuiu 140 fichas de atendimento. Durante o período, foram feitas 136 inscrições para cursos do Qualifica PE, nas modalidades Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, que vão ser ministrados no local a partir do dia 1° de julho. Além disso, foram feitos 106 atendimentos para cadastro de currículos no sistema e consulta de vagas de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *