Casos de dengue em Pernambuco têm aumento de 600% em relação ao mesmo período em 2023

Dos quase 2,5 mil casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde, 44 são considerados graves e duas pessoas morreram em decorrência da doença este ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) divulgou um Boletim Epidemiológico, que indica a existência de 2.447 casos confirmados de dengue e 24.080 casos prováveis da doença somente em 2024. Esse número, de acordo com a SES, representa um aumento de 601,2% se comparado com o mesmo período do ano anterior. 

Dos quase 2,5 mil casos confirmados pela Secretaria  Estadual de Saúde, 44 são considerados graves e duas pessoas morreram em decorrência da doença este ano, sendo uma em Tuparetama e outra em Moreilândia, ambos municípios do Sertão.

Homens e mulheres com idades entre 20 e 29 anos estão entre o público mais afetado pela doença. Recife, São José da Coroa Grande e Petrolina, de acordo com o levantamento, possuem alta incidência de casos. 

O boletim também registrou 391 casos confirmados e 3.646 casos prováveis de chikungunya em 2024, sem nenhuma morte até o momento.Já no caso da Zika, foram 431 casos prováveis em Pernambuco, mas não houve nenhuma confirmação.

Vale destacar que além do crescimento de casos de dengue no Estado, há também uma baixa procura da população pela vacina que previne a doença. Em resposta, o Ministério da Saúde liberou os 20 municípios pernambucanos, que têm autorização para vacinar, a ampliar a faixa etária de acesso ao imunizante. Agora, adolescentes entre 10 e 14 anos podem ser imunizados. Anteriormente a orientação era vacinar meninos e meninas de 10 e 11 anos.

Guilherme Camilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *