Dia dos Namorados: confira as dicas para prevenir golpes em apps de relacionamentos

Segundo Alberto Oliveira, CEO da TrueSec Security Experts, criminosos utilizam essas plataformas para roubar dados e dinheiro, entre outros

A solidão no Dia dos Namorados é um lembrete constante da busca por conexões afetivas. Conhecer pessoas através de aplicativos de relacionamento, como Tinder, Bumble e Happn, parece prático e é algo cada vez mais comum – só no Brasil, o Tinder conta com cerca de 10 milhões de usuários, segundo a plataforma. Enquanto histórias inspiradoras de amor verdadeiro e conexões reais brotam entre pixels e emoticons, também é necessário encarar a realidade: os golpes em aplicativos de relacionamento, conhecidos como golpes de romance ou fraude de romance, são uma ameaça constante e real.
Os golpes de relacionamento on-line, também conhecidos como golpes de romance ou fraude de romance, ocorrem quando alguém acredita que estabeleceram uma conexão ou combinação através de um site ou app, mas a pessoa com quem está falando é, na verdade, um golpista usando um perfil falso. “Eles são cada vez mais comuns e podem levar a consequências financeiras e emocionais graves”, explica o CEO da TrueSec Security Experts Alberto Oliveira.

“Golpistas frequentemente criam perfis falsos, uma prática conhecida como ‘catfishing’. Eles manipulam ou aliciam a outra pessoa para ganhar sua confiança ao longo do tempo e, por fim, pedir dinheiro ou obter informações pessoais suficientes sobre ela para roubar sua identidade”, detalha Oliveira. “Os criminosos porem ainda enviar links maliciosos que, quando clicados, roubam dados pessoais ou instalam malware no dispositivo da vítima (golpe conhecido como phishing), ou usar informações para chantagem”.

Para evitar cair neste tipo de golpe, o CEO da TrueSec traz algumas dicas, como utilizar funções de verificação de identidade oferecidas pelos apps. “Muitos aplicativos têm opções para denunciar perfis suspeitos e bloquear usuários. Utilize essas ferramentas sempre que necessário”, indica. Ele também recomenda evitar compartilhar informações pessoais como endereço, local de trabalho e detalhes financeiros. “Faça uma busca rápida no Google e no Jusbrasil com o nome e as fotos da pessoa para verificar se elas já estão associadas a algum golpe. Além disso, nunca envie dinheiro para alguém que você conheceu online, independentemente da história que essa pessoa contar”, alerta.

Resolveu conhecer a pessoa pessoalmente? Conversar por vídeo pode ser interessante antes, mas esteja alerta aos deepfakes. “Usando aplicativos, é possível modificar sua imagem e até voz. “Procure identificar conexões do seu novo “amigo” com pessoas de sua rede de relacionamentos. Saber de informações sobre a pessoa, vindas de seu círculo de confiança, pode trazer uma confiança maior e proteção para o encontro. “Informe amigos ou familiares sobre seus planos ao encontrar alguém pessoalmente pela primeira vez. Uma boa ideia é compartilhar a sua localização por algumas horas”, ressalta Alberto Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *