Estudantes de Paulista vivenciam o Setembro Amarelo

Palestras abordam temas como suicídio, ansiedade e depressão

O Setembro Amarelo, mês em que se aborda a prevenção ao suicídio, tem sido vivenciado nas escolas da rede municipal do Paulista, através de palestras e rodas de conversa ministrada
 por psicopedagogas da Secretaria de Educação. Nesta segunda-feira (25.09), foram contemplados os alunos do oitavo ano das escolas Manoel Gonçalves da Silva e Senador Marcos Freire, ambas situadas no bairro de Maranguape I.

Além do suicídio, as profissionais falaram sobre fatores que podem levar a pessoa a tirar a própria vida, como a depressão e a ansiedade. “Percebemos, pela maneira como reagem à nossa fala, que alguns adolescentes sofrem de alguns desses sintomas. Ao final das palestras, deixamos eles à vontade para nos procurar para uma conversa. Eles vêm e nós procuramos ajudá-los”, relata a psicopedagoga Eliana Patrícia, que junto com Ana Galvão, proferiu as palestras.

“Essa abordagem abriu a minha mente para aprender como lidar com a ansiedade. Tenho focado muito nos estudos e a pressão acaba me prejudicando. Procurar ajuda é fundamental para resolver o problema”, afirma Ranielli Victória, 15 anos, aluna do 8º ano.

Para a estudante Sara Gomes, da Escola Marcos Freire, trata-se de um tema muito importante para os dias atuais. “Muitos adolescentes não têm com quem falar sobre seus problemas. Hoje aprendemos que não estamos sozinhos e que podemos conversar com o professor, com nossos pais e contarmos sobre a situação que estamos passando “, disse.

O Ministério da Saúde aponta que 6.568 jovens morreram por suicídio entre 2016 e 2021 no país. As principais vítimas foram adolescentes entre 15 e 19 anos, 85% dos casos registrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *