Inovação Educacional em Noronha: Explorando Abordagens Transdisciplinares para uma Educação Integral pioneira no Brasil

Foto do Erem

Evento Transdisciplinar em Noronha: Abraçando a Educação Integral

A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Educação, dá início, a partir desta sexta-feira (25), às 19h, ao “Projeto Transdisciplinar: caminhos para uma educação integral”. A formação contínua também será realizada no sábado (26) das 8h às 12h, no auditório da Erem Arquipélago, reunindo cerca de 85 profissionais.

Essa ilha é pioneira em sediar esta experiência piloto, trazendo uma abordagem inovadora para as escolas públicas do Brasil.

O objetivo central do projeto é proporcionar aos professores e à equipe educacional da ilha uma série de encontros destinados a promover a integração e a abordagem transdisciplinar na prática educativa da comunidade escolar de Fernando de Noronha. A iniciativa valoriza uma educação fundamentada na ética e nos direitos humanos, conforme destacou Amaro Miguel, superintendente de Educação da ilha.

Miguel também ressalta que a formação inclui um cuidadoso ouvir as vozes dos profissionais da educação em Noronha, estando profundamente ligada à dimensão humana. “As questões sociais no âmbito educacional estão intrinsecamente relacionadas a uma série de problemas, inclusive conflitos. Nossa expectativa é aprimorar o ambiente de trabalho, oferecendo melhor qualidade de vida aos profissionais, os quais, após essa formação, estarão mais aptos a desempenhar suas funções de maneira mais eficaz e produtiva”, afirma o gestor.

A condução da formação estará a cargo do professor Fernando Ribot, mestre em Sociologia e Ciências Políticas, com expertise em Pedagogia e vasta experiência em transdisciplinaridade, interculturalidade, transculturalidade, ética e direitos humanos.

Essa iniciativa é parte de um conjunto de ações a serem implementadas até dezembro, sob a égide da Administração de Fernando de Noronha, alinhando-se às diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e às competências delineadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O programa consistirá em um total de seis encontros, abordando tópicos como “Fundamentos de uma Educação Integral”, “Epistemologia da Transdisciplinaridade”, “Interioridade e Projeto de Vida (IPV)”, “Conceitos de Ética e Direitos Humanos”, “Diálogos Interdisciplinares” e “Metodologias Ativas”.

Um primeiro encontro preliminar ocorreu em 18 de agosto, visando adaptar a metodologia à realidade da ilha. Nessa ocasião, foi constatado um interesse altamente satisfatório por parte dos profissionais.

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