Jô Cavalcanti é pré-candidata do MTST para a Câmara Municipal do Recife

Em evento realizado nesta quarta (5), a ex-codeputada das Juntas, Jô Cavalcanti, anunciou sua pré-candidatura à Câmara Municipal do Recife. O ato ocorreu na Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), mantida na Vila Luzia, na Torre, Zona Oeste do Recife.

A pré-candidatura de Jô, filiada ao PSOL, faz parte de um projeto nacional do MTST, cujo objetivo é disputar cargos institucionais e trazer a luta por condições dignas de moradia e pelo combate à fome, entre outras, para dentro do Legislativo.

“Para fazer política aqui na cidade, temos que saber as dores que a gente passa: a falta de segurança pública, a falta de creche, a falta de olhar para a periferia. Hoje, só temos um mandato de mulher negra na Câmara municipal. Temos a missão de ocupar com mais mulheres negras esse espaço. Se é a Casa do Povo, tem que ser a nossa casa, tem que ter a nossa cara”, discursou Jô, que já foi camelô e é a primeira sem-teto do país a ter um mandato legislativo. Atualmente, é coordenadora nacional do MTST em Pernambuco.

Simbólico

O pré-lançamento foi cercado de simbologia, pois ocorreu na primeira Cozinha Solidária do MTST em Pernambuco e um dia após o anúncio de que a Ocupação Companheiro Lourenzon, a mais recente do MTST-PE, saiu vitoriosa na Justiça: famílias sem-teto serão contempladas com unidades habitacionais construídas pelo governo do estado.

Além do MTST, outros coletivos e movimentos sociais, como o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, as Brigadas Populares, a CUT, o PSOL-PE, a Rede nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol), o Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem-Teto (MUST) e a Fogo No Pavio marcaram presença no ato. A deputada estadual, e também pré-candidata à prefeita pelo PSOL, Dani Portela, esteve presente no evento.

A pré-candidatura de Jô Cavalcanti é apoiada nacionalmente pelos deputados federais do PSOL Pastor Henrique Vieira (RJ), Erika Hilton (SP) e Guilherme Boulos (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *