Familiares de socioeducandos são consultadas para o Plano Nacional do Sistema Socioeducativo

Como forma de potencializar as discussões sobre a Avaliação do Plano Nacional de Atendimento do Sistema Socioeducativo, 16 familiares de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foram consultados sobre formas de melhorar e qualificar o sistema socioeducativo para seus entes queridos. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (22), na sede da Funase, no bairro dos Aflitos, e contou com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A presidente da Funase, Raissa Braga, comenta que a iniciativa inédita de ouvir mães, irmãs, tias e companheiras de socioeducandos, representando os demais familiares dos jovens no sistema, é de grande valia. “Essa vinda das famílias é para que haja um feedback para a socioeducação de Pernambuco, pois não há um trabalho de socioeducação sem a família por perto. A junção entre Funase e família indica uma ação conjunta para as garantias que nós fazemos questão de ter na medida socioeducativa”, explica Raissa.

A coordenadora adjunta do Plano Nacional dos Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Irismar Santana, explica que “a partir da experiência que é vivida aqui em Pernambuco, essas pessoas vêm conosco contribuir para a Avaliação do Plano Nacional. Agora, a gente vai organizar as informações para entender o que é o sistema para as famílias, o que ele oferece e o que ainda poderia ser oferecido”.

Para L.R., irmã de um dos socioeducandos, ser ouvida, junto com outros familiares, faz ela acreditar na melhoria do sistema para que os jovens mudem de vida. “Foi muito bom estar aqui, porque com as informações compartilhadas vai ser possível melhorar todas as unidades da Funase”.

Além do momento de escuta das famílias, a UFRPE consultou também, no início do mês, os socioeducandos na Funase. Ambos os momentos fazem parte da preparação para o seminário estadual da avaliação decenal do sistema socioeducativo do Brasil, o qual terá seu evento de abertura no auditório do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da UFRPE, nos dias 28 e 29 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *